Interface Gráfica do Windows 8 poderá ser Totalmente Baseada em GPU

De acordo com muitos rumores circulando na internet, existiram duas versões do Windows 8: 64-bits e uma versão 32-bits (não mais uma versão de 128-bits).

A versão 64-bits do Windows terá uma interface cujo codinome será Wind que será completamente baseada em GPU: cada widget, cada pixel será renderizado com o uso de placas gráficas equipadas com o DirectX 11.

A Microsoft ainda estaria planejando uma versão 32-bits para máquinas não tão poderosas que não terá suporte de GPU para renderização da interface.

Se a Microsoft realmente planeja criar uma interface gráfica baseada em GPU estejam cientes de que serão necessários dois chips gráficos para quem ainda quer usar a sua máquina para jogar. Uma vez que toda a interface será desenhada com a GPU, esta estará ocupada e então o uso do mesmo chip para gerar gráficos de jogos, por exemplo, poderá acarretar em uma perda de desempenho.

Sabe-se no entanto que placas com dois chips gráficos são uma realidade, mas os preços ainda não são tão convidativos.

Para mais informações sobre GPU’s, leia:

NVIDIA GF-100 – Primeira GPU Baseada na Arquitetura Fermi

NVIDIA Lança CUDA 3.0

Um Pouco Sobre a Tecnologia SLI da NVIDIA

O que é NVIDIA PhysX?

NVIDIA CUDA – Unidades Gráficas de Propósito Geral

Um Pouco Sobre o Crossfire da ATI

Fonte: Geeks 3D

  • Bruno “underscore” gs90

    Em compensação, o sistema ficará bem mais “rápido”, e qualquer coisa que não seja aplicação gráfica irá ganhar performance =]

  • http://www.capimlokura.com.br McLeary

    Eu não afirmaria isso com tanta certeza. O desenho das interfaces não é um processo tão custoso para uma aplicação.

  • http://www.ptrsolutions.com.br Lex

    4n4l t0t4l !!
    Vai copiar os efeitos do KDE… de novo?

  • http://www.capimlokura.com.br McLeary

    Polêmica !!